Fechar

Análise microbiológica de alimentos

< Voltar

Nos dias de hoje, há uma maior conscientização entre os consumidores quanto à segurança dos produtos alimentícios que consomem. A crescente demanda dos consumidores por formas novas e apropriadas de produtos levou ao avanço das práticas de segurança alimentar na indústria de alimentos. 

O alimento contaminado pode levar a intoxicação alimentar e para garantir a segurança alimentar, a análise dos alimentos é extremamente importante. A contaminação de alimentos ocorre devido a vírus, bactérias, metais ou produtos químicos. A intoxicação alimentar é geralmente causada devido à contaminação bacteriana.

As principais formas de contaminação dos alimentos:

  • Tocar a comida com as mãos sujas;
    • Contato de alimentos com excrementos de carne e frango; 
    • Tosse e espirro perto da comida sem cobrir a boca e nariz;
    • Temperaturas de armazenamento inadequadas;
    • Deixando a comida aberta;
    • Não lavar as mãos após o uso do toalete e antes da preparação dos alimentos.

As classes de bactérias associadas à intoxicação alimentar são: E coli, Staphylococci, Salmonella, Clostridium, Campylobacter, Salmonella e Shigella. Eles podem causar sintomas como náusea, vômito, angústia, diarreia, desidratação e também morte. Por isso, existe atualmente um aumento na demanda por testes microbiológicos de produtos alimentícios.

O teste microbiológico

O teste microbiológico de alimento é o exame dos organismos microscópicos nos alimentos. Estes organismos podem ser de célula única, célula múltipla ou sem célula. A microbiologia inclui várias subdisciplinas como Virologia, Micologia, Parasitologia e Bacteriologia. Microrganismos desempenham um papel importante em nosso entorno como todos os seres humanos, plantas e animais e, provavelmente, eles são a maior massa de materiais vivos em nossa terra.

Esses organismos vivos diversificados podem crescer em condições extremas, onde nenhum outro organismo vivo pode sobreviver. Ou seja, podem crescer em temperaturas como em pontos de ebulição e podem igualmente sobreviver em condições extremas de congelamento como -20 graus e -30 graus.

O objetivo de um teste microbiológico deve ser identificar e restringir microrganismos prejudiciais, que podem deteriorar os alimentos e garantir a segurança de doenças transmitidas por alimentos. 

Existem muitos testes obrigatórios em testes de alimentos. Para análises microbiológicas de alimentos, os parâmetros essenciais são: Contagem de Placas Totais, Contagem de Coliformes, E.Coli, Salmonella, Shigella, Staphylococcus aureus, Contagem de Leveduras e Moldes e Listeria Monocytogens. 

Toda análise microbiológicas devem atender a RDC n°12, de 02 de janeiro de 2002, Regulamento Técnico Sobre Padrões Microbiológicos para Alimentos, que traz diversos tipos de alimentos e o padrão microbiológico a ser seguido pelos fabricantes de alimentos. Por isso, é essencial que os operadores da indústria alimentar produzam / vendam alimentos saudáveis e seguros para os consumidores.  Isso significa que o responsável (ou a equipe de Garantia da Qualidade em uma instalação) deve estabelecer um procedimento de teste para identificar todas as possíveis ameaças.

 

A equipe da Metha Controle de Qualidade é altamente capacitada para realizar análises de alimentos. Se deseja mais informações ou solicitar um orçamento - fale conosco: clique aqui

 

Metha Controle de Qualidade

Rua Diamante, 900, Bairro Arvoredo II Contagem - MG

Telefones: (31) 3354-7670 ou (31) 3357-6632

  • Todos os direitos reservados